sexta-feira, 12 de julho de 2013

Relato da reunião do CEDCA-MA em 11/ 07/13


Relato da reunião do CEDCA-MA  em  11/ 07/13

Presentes as  Conselheiras Nubia Cássia de Oliveira , Nelma Pereira Silva, Maria Betânia, Maria Ribeiro da Conceição , Quesia Barros , Flavia Gerusa Pinho da Silva, Ana Lucia Moniz , e o Conselheiro Eduardo Hirata.

As 10hs foi feita a contagem  de quórum apenas  08 –oito presentes o que inviabilizou as deliberações da pauta,  mas fizemos algumas discussões  e encaminhamentos:

·        em relação as ausências dos(as) conselheiros(as)  o CEDCA-MA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão, deverá expedir uma nota na imprensa falando  disto;

·         em relação aos pedidos de remanejamentos  dos projetos FEDCA/Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente,  que a Comissão do FEDCA se reúna, aprove e elabore a resolução sobre  os pedidos “ad referendum” e na  próxima assembléia sejam  homologados pelo plenário.

·        Encaminhamento – realizar reunião da Comissão do FEDCA no dia 16/07 na SEDIHC/Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania ,  com a presença de um advogado para nos ajudar na elaboração desta resolução.

Discutimos ainda sobre o que fazer no aniversario do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente,  são 23 anos e daí, devido a proximidade do 13 de julho  a Conselheira Nelma Pereira sugeriu que façamos  algo para o mês de outubro (promulgação do ECA).

Sobre a redução da maioridade penal , recebemos a  notícia que há uma proposição  do CONANDA/Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, de ampliar o prazo  de internação para oito anos , foi pedido vista por um Conselheiro,  e também fizemos uma avaliação sobre a audiência pública na ALEMA/Assembléia Legislativa do Maranhão, no dia 27 de junho, e ampla discussão tiramos os seguintes encaminhamentos:

* Articular  com o Arcebispo de São Luís, Dom Belisário, para  conversar com seus Padres sobre o tema;

·        Articular com o Conselho Estadual da Juventude, (obs: CONANDA e CONJUVE/Conselho Nacional da Juventude, emitiram nota pública conjunta e tem um movimento nacional),

·        Articular com os jovens que vão para a Jornada Mundial da Juventude (obs: a Pastoral da Juventude tem um movimento contra a redução da idade penal),

·        Articular com o Comitê Juvenil/Comitê Juvenil do Fórum DCA (Fórum Estadual de Organizações Não-Governamentais)  Maranhão para mobilização dos adolescentes em torno da temática (obs: já é pauta do CJ)

·        Realizar no dia 25 de julho ás 15hs  uma mesa redonda com o tema Ato Infracional Medidas Socioeducativas e Justiça Juvenil Restaurativa, objetivando elaborar estratégias que passem pelas escolas/estudantes a discussão sobre o tema.Convidados para a mesa- SEDIHC, SEEDUC/Secretaria de Estado de Educação,Vice Governador. Defensoria Pública, Ministério Público,  Judiciário,Rede Maranhense de  Justiça Juvenil, Secretarias de Educação e Assistência Social dos Municípios de São LUÍS, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa ,Secretaria de Estado de Segurança Pública (obs.: PM/Polícia Militar- PROERD/Programa Educacional de Resistência às Drogas-GEAP/Grupo Especial de Apoio às Escolas) e mais  Universidades- Coordenações dos cursos Serviço Social, Psicologia, Direito, Comunicação e Ciências Sociais.
·        Local - Salão de Atos da Casa Civil.

A Conselheira Maria  Betânia colocou que é necessário “radicalizarmos” contra a redução da maioridade penal, pois realmente a maior parte da sociedade, das autoridades são a favor da redução.

A senhorita Carla Costa Pinto,  Assessora Jurídica do CAOP- IJ/Centro de Apoio Operacional Infância e Juventude, do Ministério Público Estadual. traz um informe da parte do  Dr.  Márcio Thadeu Silva Marques, que trata de mais uma violação dos direitos de crianças e adolescentes :

O Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) aprovou Projeto de Lei Complementar que cria a comarca da Ilha de São Luís. Com o projeto – apresentado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Cunha, após discussão com juízes do Estado – a comarca será integrada pelos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, com a manutenção dos fóruns locais.

A nova legislação prevê a criação de mais uma vara judicial em Paço do Lumiar e amplia a jurisdição das 1ª e 2ª Varas de Execução Penal, 1ª Vara da Infância e Juventude e da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, com alcance em toda a região da ilha de São Luís.

"Será adotada uma política unificada da Justiça para os quatro municípios, com varas especializadas e jurisdição em toda a Ilha, a exemplo da 1ª Vara da Infância e Juventude e a de Interesses Difusos e Coletivos, cujo foco de atuação está relacionado a questões ligadas ao meio ambiente”, enfatiza o desembargador Cleones Cunha.

Entre os benefícios que a nova comarca vai trazer à prestação jurisdicional, o corregedor-geral da Justiça cita o fato de os juízes auxiliares de entrância final terem prerrogativa para atuar em qualquer vara da Ilha.

O projeto – que cria também cargos de juiz auxiliar e novas varas judiciais nas comarcas de Açailândia, Timon, Caxias, Barra do Corda, Chapadinha, Lago da Pedra, Barreirinhas e São Domingos do Maranhão – será encaminhado agora à Assembleia Legislativa do Estado, para apreciação dos parlamentares da Casa.

Para participar de audiências, pedir autorização de viagens, conseguir  abrigamentos, buscar a atuação dos agentes da infância (comissários   da infância e da juventude), ou ter acesso a qualquer serviço judicial nesses quatros Municípios, obrigatoriamente deve haver o deslocamento para a capital!!

Conclusão - com a criação de uma comarca metropolitana, envolvendo todos os Municípios desta ilha, a 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís processará e julgará TODOS os pedidos dos Conselhos Tutelares e dos cidadãos de Paço, Ribamar, Raposa e da capital, o que implica, automaticamente, em uma centralização que vai contra a municipalização do atendimento de crianças e adolescentes, desmobilizando o sistema de Justiça que estava mais próximo das comunidades.”

Encaminhamento -  que o CEDCA envie oficio a ALEMA/Comissão de Direitos Humanos e todos os (as) deputados(as) explicando a inviabilidade disto ser aprovado.
Outra questão é que Dr. Marcio Thadeu participou de um evento nacional e se propos que o CNJ/Conselho Nacional de Justiça e o CNMP/Conselho Nacional do Ministério Público  venham ao Maranhão fazer uma inspeção nos espaços de atendimento socioeducativo,  como proposta que o CEDCA envie um oficio expondo a situação e que também convide o  CONANDA/Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente para estar na mesma data e quem sabe fazer  reunião com a governadora.

Informes, repasses - * a conselheira Flávia Gerusa repassou sobre a “Capacitação Nacional de Conselheiros(as) Estaduais sobre o PCFC”, realizado de 03 a 07 de junho em Brasília, pela ong Berço da Cidadania, promovido pela SEDH-PR/Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e pelo CONANDA. O CEDCA-MA está representado pelas Conselheiras Maria Ribeiro, Selma Durans, Flávia Gerusa e por Eduardo Hirata. Estamos agora em etapa à distância (AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem) e temos tarefas a cumprir, a primeira um plano de ação para contemplarmos o eixo Mobilização Social do nosso PCFC/Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária . A Conselheira Flávia Gerusa também informou sobre assuntos do PAIR/Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro.

·        A Conselheira Quésia colocou sobre atividade para lembrar os 20- vinte- anos do “Massacre da Calendária”. O movimento “Criança não é de Rua” realizará um ato, na tarde do dia 24 de julho, saindo da Igreja do Carmo.

·        O Conselheiro Eduardo informou sobre a situação em Açailândia do caso que envolve a delegada de polícia Clenir Reis, presa em São Luis sob a acusação de extorsão. O CEDCA-MA, através do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, buscará acompanhar e cobrar sobre o caso, notadamente a atenção às vítimas Crianças e Adolescentes e suas famílias. Ele colocou também que o debate sobre a   maioridade penal está iniciando : a Comissão Juvenil  e a Secretaria Executiva do Forum DCA já estão pautando na mídia local, e a partir da agosto, nas escolas.

·        A Conselheira Presidenta Maria Ribeiro informou sobre as condições de funcionamento do CEDCA-MA., sobretudo em relação a pessoal, e sobre a reunião que teve com a secretária Luiza da SEDHIC. Um encaminhamento sugerido é que se tentasse uma assessoria jurídica com a OAB/Ordem dos Advogados do Brasil, diante das dificuldades em consegui-la com o governo estadual.

·        Informou-se sobre ato contra a redução da idade penal, pelo Fórum DCA Maranhão e a Agência Matraca, que será realizado na tarde – entre 1400 e 1730 h-  do dia 19 de julho, na FIEMA/Federação das Indústrias das Maranhão.

·        A Conselheira Presidenta Maria Ribeiro informou sobre a “Escola de Conselhos”, que deve reiniciar neste segundo semestre pela UFMA, e  a emenda parlamentar do deputado Bira do Pindaré, e a necessidade de ativar-se o GT Acompanhamento de Conselhos Municipais e Tutelares, que já tem a representação civil, a Conselheira Quésia e o Conselheiro Eduardo,
A assembléia ordinária do CEDCA-MA, referente ao presente mês julho, está prevista para a manhã do próximo dia 25.

(Por Eduardo Hirata, com base nas anotações da Conselheira Presidenta Maria Ribeiro da Conceição )


***********************************************************************