sábado, 13 de julho de 2013

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE/ECA, 23 ANOS!



Dia 13 de julho de 2013 o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, está comemorando 23 anos.

 Entre os principais objetivos da lei, federal de número 8.069/90, está o detalhamento sobre direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, pais, gestores públicos, profissionais da saúde e conselhos, dos direitos da criança e do adolescente e dos tutelares.

Além de estabelecer punições para maus tratos, o ECA contém políticas de atendimento e assistência e, inclui, também, medidas de proteção e socioeducativas.

O ECA  é  um instrumento de cidadania. Na verdade, é uma lei, fruto da luta de movimentos sociais, profissionais e de pessoas preocupadas com as condições e os direitos infanto-juvenis no Brasil.

O ECA foi especialmente criado para revelar os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes e garante que todos, independentemente de cor, etnia, sexo e classe social, sejam tratados como pessoas que precisam de atenção, proteção e cuidados especiais para se desenvolverem e serem adultos saudáveis, garantindo aos mesmos que sejam tratados como sujeitos de direito, pessoas em condições peculiares de desenvolvimento e que tenham prioridade absoluta.

Mesmo com a lei garantida, tendo a participação popular como um dos maiores progressos, muito ainda há que se conquistar principalmente na conscientização sobre a importância do mesmo.

O ECA vem para fortalecer, firmar e regulamentar o art.227 da Constituição Federal, onde em seu art. 4 estabelece:

 “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Assim, pode-se dizer que o Estatuto da Criança e do Adolescente é a segunda maior conquista no que diz respeito à infância e juventude, sendo uma Lei inovadora, que surgiu em decorrência de inúmeros abusos sofridos por milhares de crianças e adolescentes vítimas de uma sociedade que marginaliza e excluí os menos favorecidos, assim cabe a nós todos da sociedade, refletirmos sobre o que queremos para Eles que serão o futuro de nosso país.

 Queremos mais ações voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento de suas capacidades ou queremos a redução da maioridade penal, ao qual reproduziremos a violência e consequentemente retrocederemos?

E como estamos aqui em Açailândia do Maranhão referentes ao ECA? Ele em verdade assegura que cada Criança e Adolescente seja respeitado? Sociedade e Estado (governos federal, estadual e municipal) cumprem seu papel, suas obrigações e rsponsabilidades, conforme garante o ECA? Como nossas Crianças e nossos(as) Adolescentes vivenciam realidades de violência sexual, trabalho infantil, desproteção do trabalho de adolescente? Como andam seus Direitos garantidos em relação à família, à vida, à saúde, à educação, à cultura?...

Infelizmente, data tão importante passa praticamente em branco aqui em nosso município...

Disque 100, ou aqui  o 3538-5857/Conselho Tutelar, para denunciar abusos contra crianças e adolescentes.

(Eduardo Hirata)