quarta-feira, 24 de julho de 2013

ASSEMBLÉIA DO COMUCAA DISCUTE E DELIBERA SOBRE PLANOS MUNICIPAIS VIGENTES E PLANO DECENAL DE DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES



(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)  


Reunido extraordinariamente  na manhã da terça-feira, 23/07, em sua sede, na Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro,  o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA discutiu e deliberou sobre a implementação  das ações previstas nos Planos Municipais: de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, e de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, aprovados pelo Conselho,  respectivamente nos anos de 2004, 2007 e 2011.

O plenário do COMUCAA também discutiu sobre a elaboração de outros Planos Municipais necessários, como: Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Atendimento de Medidas Socioeducativas, Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, e da Primeira Infãncia.

E o Plano Decenal deverá consolidar todos os demais Planos Municipais. O COMUCAA  decidiu  que será constituído um GT/Grupo de Trabalho, multiinstitucional e multidisciplinar, com o objetivo de elaborar anteprojeto do Plano Decenal.

As entidades não-governamentais representadas no COMUCAA, bem como as secretarias municipais, deverão indicar membros, para formação do GT, no prazo de 14 de agosto, data da próxima assembléia ordinária do Conselho.

Outras instituições, que atuam na promoção, proteção e defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, serão convidadas pelo COMUCAA para constituírem o GT.

O COMUCAA também tratou do “Seminário Estadual”, previsto para agosto próximo, do Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Maranhão, que poderá ter quatro representantes locais (do COMUCAA, CONTUA, CREAS e do sistema de segurança/judiciário).

Outro assunto foi  o “Projeto Restauração”, de formação em práticas restaurativas e  justiça juvenil restaurativa, cuja realização do segundo módulo em Açailândia (o primeiro aconteceu em agosto de 2012)  está comprometida, e em troca, representantes açailandenses poderiam participar de dois eventos formativos, previstos para agosto próximo em São Luís. Decidiu-se que a Diretoria Executiva deverá ver com as Secretárias de Educação e Assistência Social.

 Participaram da assembléia do COMUCAA as conselheiras Ednalva Pereira da Silva (AMA/Associação de Moradores de Açailândia), Eulália Dias do Norte (vice-presidente, que conduziu a assembléia, ), Janny Helyda Lacerda de Morais (Secretaria de Educação), Maria Cristina Conceição da Silva (APAE/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais,  Maria do Socorro Vieira (CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran) e Zeneide Alves Leite Gonçalves(Associação Comunitária Bom Samaritano), e os conselheiros Francisco Pereira Lima e Nilo Pereira Lima, ambos da Secretaria de Administração; a conselheira tutelar Ivônia Cristina; a coordenadora do Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e representante do CREAS, assistente social Angela Márcia; a psicóloga do judiciário, Diana; os representantes da Paróquia Santa Luzia, Irmão Antonio e José Albino, e do Fórum DCA Açailândia, este que vos escreve.

(Eduardo Hirata)