domingo, 3 de agosto de 2014

Assembléia Extraordinária do COMUCAA nesta segunda-feira 04/08 pode rever sobre projetos do FIA 2014



(Informe de Eduardo Hirata, pela Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán)
        


Realmente, 2013 e 2014, dezessete meses “meio complicados” para o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA, conforme já fartamente noticiado pelo blog e pelo “JM/Jornal do Maranhão”.

Por último e agora, no dia 23 passado o COMUCAA aprovou os projetos FIA/Fundo para a Infância e a Adolescência -2014, sendo 06(seis), cada um no valor de R$20.000,00 – totalizando pois, R$ 120.000,00.

E estes projetos desenvolverão atividades somente deste início de agosto até meados de dezembro próximo, isto é, menos de cinco meses. Pela primeira vez nos últimos dez anos, o COMUCAA atrasou em quase meio ano os projetos financiados pelo FIA, e também este é o menor valor dos últimos anos.

Tal “atraso e pouco recurso” se deu porque a prefeitura não repassou devidamente, em 2013, o “nunca menos de 1% - um por cento- do FPM/Fundo de Participação dos Municípios” ao FIA, vinculado deliberativamente ao COMUCAA, bem como atrasou os repasses deste ano, pelo menos até junho.

Mas a aprovação dos seis projetos, que de acordo com o COMUCAA, que iniciariam dia 30 de julho, ficou incompleta, pois no momento da assinatura do convênio com o município, constatou-se falta de documento, e depois, inadimplência de uma das entidades contempladas.

Uma das entidades que não teve projeto aprovado no dia 23 de julho, “entrou com recurso”, pleiteando sua inclusão no lugar da entidade inadimplente, portanto impedida de receber recurso público do FIA.

No entrementes, outra entidade que também não teve projeto aprovado, “protestou” fortemente, e não só junto ao COMUCAA, mas em outras instâncias, o que causou algum mal-estar na comunidade DCA/dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para discutir e decidir sobre essas questões, a Diretoria do COMUCAA (Conselheiro Presidente Ismael Martins de Sousa; Conselheira Secretária Maria Cristina da Conceição Silva; Conselheira Tesoureira Ivanize Mota Compasso Araújo, convocou assembléia  extraordinária para a manhã desta segunda-feira, 04 de agosto, a partir das 0900 horas, na sede do Conselho, Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro.


*************************************************