sábado, 16 de agosto de 2014

Pelo menos 340 bebês nasceram em campos de refugiados durante ofensiva de Israel a Gaza



(Da redação do “Opera Mundi”,| São Paulo - 14/08/2014)

De acordo com a Unicef, 408 crianças já morreram e mais de 2.500 ficaram feridas durante a operação Margem Protetora
     
A UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados) afirmou que pelo menos 344 bebês palestinos nasceram nas instalações da entidade em escolas em Gaza durante os ataques feitos por Israel à região no marco da Operação Margem Protetora ou Penhasco Sólido, como informou a agência palestina Ma’am nesta quinta-feira (14/08).

(Foto da Agencia EFE: Duas irmãs carregam água potável para a casa em que vivem no bairro de Shuja'iyya em Gaza)


De acordo com a Unicef, 408 crianças morreram e mais de 2.500 ficaram feridas desde o início da ação. Além disso, mais de 370 mil menores necessitam de ajuda psicológica, segundo afirmação da chefe da entidade em Gaza, Pernille Ironside, proferida na última semana.

Os carros da UNRWA, que geralmente carregam alimentos e auxílios, desta vez estavam repletos de mulheres e recém-nascidos, para a realização de uma cerimônia, realizada durante o cessar-fogo entre tel-Aviv e o Hamas, onde receberam leite, fraudas e material de higiene para cuidar das crianças,. 

Um repórter relatou que as mães usavam vestidos de oração muçulmana e muitas sequer conseguiram encontrar roupa para os bebês.

Cessar-fogo

O cessar-fogo de cinco dias acordado ontem entre Israel e as facções palestinas está sendo respeitado por ambas as partes, apesar de ataques pontuais durante a noite, como informou a agência Efe.

De acordo com Israel, após as 22h (locais, 16h em Brasília), ou seja, duas horas antes do encerramento do cessar-fogo de 72 horas que havia sido acordado no domingo (09/08), foram disparados oito foguetes em direção ao território israelense sem que nenhum grupo reivindicasse sua autoria.

Sami Abu Zuhri, porta-voz do braço armado do Hamas, as "Brigadas de Azzedim Al Qassam", desmentiu que o grupo fosse responsável pelos ataques.

Por outro lado, foram registrados vários bombardeios no norte e no sul de Gaza sem vítimas ou feridos, e depois deles a calma foi retomada, sem que nenhuma das partes tivesse declarado o fim da trégua.

************************************************************

·        Restarão Crianças Palestinas se Israel continuar a destruição de Gaza?

Que dirá a História desse genocídio, daqui a vinte anos? Alguma comparação com o holocausto judeu?



(Eduardo Hirata)


************************************************************