sexta-feira, 15 de agosto de 2014

SITUAÇÃO DO ATENDIMENTO SÓCIOEDUCATIVO NO MARANHÃO CONTINUA RUIM, CONSTATA O CEDCA-MA/CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE








(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán)


O CEDCA-MA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão realizou na quinta-feira, 14/08, na sede da FUNAC/Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente, Rua Candido Mendes, n.º 850, Fonte do Ribeirão, em São Luís, assembléia extraordinária, com vasta pauta.

Um dos temas mais discutidos pel@s Conselheir@s foi a situação do atendimento socioeducativo no Maranhão, tanto na execução das medidas em meio fechado, sob responsabilidade da FUNAC, órgão do governo estadual, como no meio aberto, sob responsabilidade dos municípios, através dos CREAS, ou em parcerias, na forma de “núcleos regionalizados”.

Como se recorda, a maioria das unidades da FUNAC, que atendem as medidas sócio educativas de internação provisória-custódia-semiliberdade e internação, estão com autorizações indeferidas pelo CEDCA-MA, e interditadas pelo judiciário , mas continuam “funcionando, digamos, normalmente...”.

Chega-se ao absurdo, na capital do Estado, a “juntar-se Adolescentes cumprindo diversas medidas, numa única unidade”. A FUNAC afirma que as reformas de unidades, bem como a construção do complexo de Imperatriz, estão bem adiantadas, e breve deverão ser entregues e funcionar, “aliviando o sistema”...

Também no “meio aberto”, a constatação do CEDCA-MA, bem como da SEDHIC/Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, e da própria FUNAC, é de um quadro estadual muito ruim e ineficaz, pois praticamente a totalidade dos CREAS/Centros de Referência Especializados de Assistência Social, que são órgãos municipais, não tem estrutura de atendimento adequados (recursos humanos, materiais, financeiros).

O CEDCA-MA decidiu, através de sua Comissão de Atendimento Sócioeducativo, realizar novas visitas às unidades da FUNAC, articular com a SEDHIC, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e o sistema judiciário, para a questão do atendimento às medidas de meio aberto, e emitir Nota Pública sobre esta situação.

Outros temas discutidos e encaminhados foram o “processo de escolha dos Conselhos Tutelares em outubro de  2015, em eleição nacional unificada; o ciclo da 10ª Conferência Nacional DCA/dos Direitos da Criança e do Adolescente – serão cinco, deste 2014 até dezembro de 2015; a situação dos Conselhos Municipais DCA – a maioria dos municípios ou estão sem conselhos, ou estão “desativados”; e os Planos (Estaduais e Municipais) – Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Atendimento Socioeducativo, Convivência Familiar e Comunitária, Primeira Infância.

O CEDCA-MA confirmou sua participação na “Oficina Nacional sobre o Processo Eleitoral aos Conselhos Tutelares”, que será realizada em Brasília, no início de setembro, e que no dia 28 de agosto, por ocasião da assembléia ordinária mensal, será apresentado o anteprojeto do “Plano Estadual  de Atendimento Socioeducativo”, e a seguir, destinado à consulta pública, e aprovação até o final de 2014, juntamente com todos os demais Planos Estaduais, em fase de atualização ou elaboração.

A Conselheira Presidenta do CEDCA-MA, Maria Ribeiro da Conceição, que conduziu a assembléia extraordinária, anunciou projeto de formação (Projeto “Conselho Ativo”)  aos Conselhos Municipais DCA, a ser desenvolvido em cinco regiões, de forma  a alcançar todos os municípios maranhenses, ainda neste 2014.

Outro encaminhamento decidido pelo CEDCA-MA cabe a sua Comissão de Acompanhamento de Conselhos Municipais e Tutelares: apresentar uma proposta, na assembléia ordinária de 28/08, para um trabalho com os Conselhos, sobre o processo eleitoral dos Conselhos Tutelares, ciclo de Conferências e os Planos Municipais.

Participaram da assembléia extraordinária do CEDCA-MA, @s Conselheir@s: Maria Betânia Magalhães, Flávia Gerusa Pinho Silva, Jânio Rocha Ayres Teles, Líia Fernandes Vasconcelos, Ana Lúcia Muniz Costa, Cintia Machado, Teresa Neuman Barcelos, Quésia Barros Madeira, Núbia Cássia Oliveira Silva, Márcia Maia Pereira, Creuziane Correia Barros, Rosangela Mota Miranda, Maria Ribeiro da Conceição, e este que vos escreve.

(Outros itens discutidos e encaminhados da assembléia do CEDCA-MA, em próximas postagens)

*****************************************************