quarta-feira, 19 de julho de 2017

ESCOLINHAS DE FUTEBOL/FUTEBOL DE BASE: Adiada a segunda etapa da “Formação Continuada 2017 do SGDCA de Açailândia-MA”










Confirmada ontem o adiamento da segunda etapa da “Formação Continuada 2017 do SGDCA/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes”,  deliberada pelo colegiado do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., como uma das prioridades de seu “Plano de Ação e de Aplicação do FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência 2017”, e promovida por sua Secretaria Executiva, com planejamento conjunto CONTUA/Conselho Tutelar e Fórum DCA.

A segunda etapa, conforme planejamento já a três meses, fora prevista para os dias 27 e 28 de julho, e seria específica para as “Escolinhas de Futebol/ Futebol de Base”. São seis as Escolinhas de Futebol/Futebol de Base com registro no COMUCAA, atendendo determinações do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 90 e 91, sendo que quatro delas com projetos em andamento, aprovados pelo COMUCAA, e financiados pelo FIA, neste 2017.

Essa formação específica constituía antiga reivindicação das entidades esportivas educativas  e formativas, membros do Fórum DCA Açailândia, através da AEFA/Associação das Escolinhas de Futebol e também da LEA/Liga Esportiva de Açailândia, por seu presidente, Carlos Augusto Figueiredo.

Segundo o CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia, o adiamento se deu em razão de não se conseguir ‘fechar’ com os ministrantes/facilitadores da “formação específica” para as datas previstas, e que a segunda etapa deverá ocorrer agora para o final de agosto.

Com esse adiamento, atrasa a realização da terceira etapa, que teria o tema “ Atendimento das medidas Socioeducativas a Adolescentes em conflito com a lei, conforme a ‘lei do SINASE/Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e o Plano Municipal de Atendimento’.

E acumula ‘pendências’ cobradas pelo CONTUA e pelo Fórum DCA junto sobretudo ao COMUCAA e á política municipal de assistência social.

************************************************************