quinta-feira, 6 de julho de 2017

RNPI abre inscrições para curso online sobre Planos Municipais pela Primeira Infância








(Do Portal do CONANDA. Noticias 2017, 06/07)


Estão abertas as inscrições para o curso online e gratuito "Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância", uma realização da secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância/ CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O curso terá duração de três meses e é voltado para gestores públicos municipais, técnicos das secretarias municipais e integrantes dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente. E atenção: as inscrições vão até o dia 17 de julho.
]
O objetivo do curso é contribuir para a qualificação de cidadãos capazes de articular e desenvolver Planos Municipais pela Primeira Infância, e promover o encontro e a troca de conhecimento entre os municípios que desejam elaborar PMPIs.

 O conteúdo do curso tem como base o Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, e conta com uma série de vídeo-aulas com integrantes da RNPI especialistas no tema, como Vital Didonet, assessor legislativo da RNPI, Luzia Lafitte, do Instituto da Infância, Edson Cordeiro, da organização Solidariedade França-Brasil, Ana Marcílio, da Avante - educação e mobilização social.

Ao longo dos três meses de duração serão abordados temas como: a importância das políticas públicas no desenvolvimento das crianças na primeira infância, a intersetorialidade das políticas públicas, a importância da participação social e da participação das crianças na elaboração do PMPI, dicas para a construção, aprovação e implementação do PMPI, bem como de seu monitoramento e avaliação.

Serão disponibilizadas 100 vagas para gestores públicos, técnicos das secretarias municipais e integrantes dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, e o processo seletivo dos inscritos levará em consideração a cidade de atuação, com o objetivo alcançar maior diversidade regional entre os participantes. O certificado de conclusão curso será concedido pela Rede Nacional Primeira Infância e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e estarão aptos a receber o certificado os participantes que realizarem pelo menos 75% das atividades propostas pelo curso e construírem, com acompanhamento do tutor, uma proposta de trabalho para a elaboração/revisão de um PMPI.

O projeto "Curso para elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância" é uma realização da secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância/CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com apoio da Fundação Bernard van Leer.

Sobre a Rede Nacional Primeira Infância

A Rede Nacional Primeira Infância é uma articulação de mais de 200 organizações não-governamentais, governamentais e da iniciativa privada, que atuam em todos os estados do Brasil com a missão comum de defender e promover os direitos das crianças de zero a seis anos de idade.


·         Desde o final de 2012, quando Açailândia concluía sua participação no “Selo UNICEF Município Aprovado Amazônia Edição 2009-2012”, e com a realizaçãop da “I Semana do Bebê” o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, articulador e mobilizador do ‘sgdca/sistema de garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes’ no município, incluiu em sua pauta “o processo de elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância”, que no entanto, ficou só na intenção.
·         No momento em que Açailândia adota o programa federal “Criança Feliz”, mas fora do contexto de um planejamento municipal, é de se questionar a efetividade de mais uma ‘ação social’ desarticulada, divorciada de uma assim dita “rede de atendimento de Direitos de Crianças e Adolescentes”, política que infelizmente o COMUCAA não consegue ‘fazer implementar e funcionar’...

(Eduardo Hirata)
***********************************************************************