quinta-feira, 21 de abril de 2016

10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente foca fortalecimento dos conselhos







10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente foca fortalecimento dos conselhos


(Do Portal da SEDH-DF,20/04/2016)


O fortalecimento dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente será o principal tema em debate na 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nos últimos anos, o Brasil avançou em relação a esse tema. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 98,4% dos municípios brasileiros contavam, em 2014, com Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente.


 Essas estruturas também estão presentes nos estados e no Distrito Federal, além do trabalho desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).


Criados a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselhos são formados por representantes governamentais e da sociedade civil. Atuam na implementação das políticas públicas voltadas a esse segmento da população e são responsáveis pela gestão dos fundos da criança e do adolescente, que financiam projetos e ações de atendimento à infância e à adolescência no país.


A conferência traz como tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, e reunirá 1187 delegados, convidados e observadores. O evento tem por objetivo consolidar as iniciativas em torno da execução dos planos e políticas já existentes, estabelecer e integrar políticas ao planejamento público em uma perspectiva de dez anos.


Durante os três dias de evento, de 24 a 27 de abril, os representantes vão deliberar estratégias de ações em torno de nove eixos definidos pelo Conanda:


Diretriz 1: Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente fortalecido com a perspectiva da Reforma Política do Estado. Pergunta geradora: Quais as estratégias para garantir a Reforma Política dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente?

Eixo I - Reconhecimento das deliberações dos conselhos;

Eixo II - Participação de crianças e adolescentes nos espaços de mobilização, formulação, deliberação e acompanhamento das políticas públicas;

Eixo III - Representatividade e diversidade na composição dos conselhos nas respectivas esferas federativas;

Eixo IV - Garantir a autonomia administrativa dos conselhos;

Eixo V - Garantir a autonomia financeira dos conselhos.


Diretriz 2: Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes como perspectiva para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente nas três esferas do governo.
Pergunta geradora: Quais as estratégias para garantir a Reforma Política dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente?

Eixo VI – Quais as fragilidades e as estratégias para a construção do Plano Decenal de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente? Fragilidades para construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes;

Eixo VII – Quais as fragilidades e as estratégias para a construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Criança e do Adolescente? Estratégias para construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes;

Eixo VIII- Quais as fragilidades e estratégias para implementação do Plano Decenal? Fragilidades para implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes;

Eixo IX- Quais as fragilidades e estratégias para implementação do Plano Decenal? Estratégias para implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.


Programação

·         Domingo, 24 de abril de 2016
14h: Abertura do Credenciamento
17h: Solenidade conjunta de abertura das Conferências Nacionais de Direitos Humanos
19h: Jantar (CICB)

·         Segunda-feira, 25 de abril de 2016
8h30: Acolhimento 9h: Abertura e Orientações Gerais Sobre a X CNDCA
9h: Mesa 1: A Democracia, os Direitos Humanos e as Crianças e Adolescentes
12h: Almoço (CICB)
14h: Mesa 2: A Participação enquanto direito humano de crianças e adolescentes
16h: Mesa 3: Os 25 anos do ECA na Perspectiva de Consolidação da Política Nacional da Criança e do Adolescente
 19h: Jantar (CICB)
·        
      Terça-feira, 26 de abril de 2016
8h30: Plenárias Temáticas 12h: Almoço (CICB)
14h: Plenárias de Eixos
19h: Jantar (CICB)
·        
     Quarta-feira, 27 de abril de 2016
8h: Plenária Final
12h: Almoço (CICB)
17h: Abertura da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos
 19h: Jantar (CICB)
·      
           Quinta-feira, 28 de abril de 2016
 Programação da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos
·       
             Sexta-feira, 29 de abril de 2016
 Programação da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos



*********************************************************************************

Pelas últimas informações, está confirmada a participação de Açailândia-MA, na delegação maranhense, com três representantes: o adolescente MOISES FERREIRA DA CRUZ, a conselheira tutelar EDNA MARIA ALVES DOS SANTOS e a assistente social (também presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) ANGELA MARCIA LIMA SILVA.

O Conselho de Açailândia (COMUCAA) até 2012 sempre foi considerado um dos melhores do Maranhão, sempre mencionado pelo Conselho Estadual (CEDCA-MA) e até pelo Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado.

Mas com o desastre da administração Gleide Lima Santos, prefeita cassada, o COMUCAA abalou-se igualmente, e aos poucos, tenta se “recuperar”.

Uma boa oportunidade para este “resgate” é a 10ª Conferência Nacional. Que ela sirva de motivação, estimulo e aprendizado, e que o trio açailandense nos traga lições para o fortalecimento, de direito e de fato, do COMUCAA.

(Eduardo Hirata)


*********************************************************************************