quarta-feira, 20 de abril de 2016

AÇAILÂNDIA TEM TRÊS REPRESENTANTES PARA A “10ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADO ADOLESCENTE DIAS 25 A 29 DE ABRIL EM BRASÍLIA-DF






A “X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão”, promovida pelo CEDCA-MA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela SEDIHPOP/Secretaria de Estado de Diretos Humanos e Participação Popular, em fevereiro passado, elegeu três representantes açailandenses, para compor a delegação maranhense, de trinta e seis (36) membros, à “X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente” ( Conferências Conjuntas de Direitos Humanos),, que acontece dos dias 24 a 29 de abril, em Brasília-DF.



Com o tema “Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescente – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos”, delegações dos municípios maranhenses, bem como convidados(as) e observadores(as), iniciaram no dia  17/02, no Centro de Convenções da UFMA – Campus do Bacanga- os estudos e discussões sobre o tema.


Participaram  também representantes de Conselhos Tutelares e das instituições do chamado “sgdca/sistema de garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes”, tanto governamentais como não-governamentais.


Na programação da “X Conferência...”, na abertura,   a conferência magna, referindo-se ao tema, e a apresentação e aprovação do RI/Regimento Interno.


No dia 18/o2, a programação constou da “Mesa de Diálogo - Cenário atual da Política da Infância  da Adolescência no Maranhão: Desafios e Perspectivas” e também trabalhos em grupos, em dois eixos, para análise e definição de ´propostas.


Foram eles: 1 – Fortalecimento Político dos Conselhos Municipais dos Direitos; 2- Estratégias para formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


 Dia 19, a plenária de apresentação dos dois grupos/eixos; a escolha dos(as)Delegados(as) Estaduais para a “X Conferência Nacional”, que acontecerá em abril, no Distrito Federal, e a prestação de contas dos custos da realização da “X Conferência Estadual” e informes e orientações sobre a participação da Delegação maranhense à “X Conferência Nacional”.


Açailândia participou da “X Conferência Estadual”, conforme a Conselheira Municipal, Presidenta,  dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angela Márcia Lima Silva, com uma delegação de nove membros, sendo uma Adolescente, Maria Eduarda Silva Lima; um Adolescente, Moises da Cruz Oliveira; representantes dos Conselhos Municipal (COMUCAA), Gele Maria Santos e Manoel Messias Soares,  e Tutelar (CONTUA), Edna Maria Alves dos Santos;  das secretarias municipais da Assistência Social ,Maria de Fátima Sousa Silva? , Educação ,Márcia Maria ;  Saúde ,Ruth dos Prazeres ; e a própria Angela Márcia, do segmento d@s Assistentes Sociais. Esta delegação  foi escolhida em maio de 2015, por ocasião da “7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança, realizada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos Dias (Mormóns).


Na “X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão”, Açailândia elegeu três (03) dos trinta e seis (36) representantes à “X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente”:  o Adolescente Protagonista Moises da Cruz Oliveira; a Conselheira Tutelar Edna Maria Alves dos Santos, do segmento d@s conselheir@s tutelares, e Angela Marcia, do segmento d@s Assistentes Sociais.


*********************************************************************************************