quarta-feira, 6 de abril de 2016

“ADIANTA ALGUMA COISA DENUNCIAR? SÓ DÁ PRA RADIOLA DE QUEM DENUNCIA...”






O desabafo é de uma professora, na manhã da segunda-feira, 04/04/2016, aqui em Açailândia do Maranhão, em plena Praça do Pioneiro, marco da cidade.

“ Edu, o que anda acontecendo, que ninguém mais faz nada pelos direitos das crianças , dos idosos e dos deficientes?”, ela questionou.

Mencionou que já fez mais de uma dezena de denúncias, ao Conselho Tutelar e outros conselhos, à escola, às secretarias, a vereadores,e nada...

Uma situação de negligência e violência intrafamiliar contra duas crianças, maus-tratos e exploração de idosa por parte de filhos, falta de acessibilidade no centro da cidade a pessoas com deficiência.

“Edu, vocês ficam fazendo campanha prá denunciar isso e aquilo, e quando a gente vai denunciar, muitas vezes é mal-recebida, só prometem que vão ver, fica tudo na mesma, se a gente volta lá, dizem que não podem fazer nada, que não tem condições, não tem recurso, não é com eles...”, lamenta.

E a gente fica indignada, que teve tanto caso que a pessoa denunciou, depois foi morta e ficou assim mesmo. Muita gente não denuncia, tem medo e não confia que resulte em alguma coisa de bom. Tenho um amigo eu fez uma denúncia sobre maus-tratos a uma criança, a mais de três ou quatro anos,e cansou de tanto ir atrás, e de tanto insistir, até ficou de mal com algumas autoridades. O caso nunca foi resolvido. Ele hoje diz que não quer mais nem saber, ninguém tai mesmo, é impunidade pura ”.

“Eu vou continuar denunciando, mas não vou mais correr feito doida atrás. As autoridades é que tem a obrigação de atender, recebem salário do povo para isso. É uma vergonha o que está acontecendo em Açailândia, este descaso com os direitos humanos, a situação de muitas crianças nas famílias, as escolas; os idosos sendo maltratados e explorados nas aposentadorias; as mulheres sendo agredidas, estupradas, mortas, os deficientes sem poder se movimentar na  com segurança e dignidade. As leis existem, mas Açailândia parece uma cidade sem lei e sem autoridades. Tá na hora de fazer alguma coisa de verdade, chega de impunidade e descaso”

Concordei em parte com a professora, compartilhei de sua indignação, mas insisti que continue sim a denunciar, e cobre a apuração e a resolução da denúncia que faz, com a punição de culpad@s e a atenção à(s) vítimas e famílias. E concordo com ela quanto ao “..tá na hora de fazer alguma coisa de vergonha, chega de impunidade e descaso”!


*********************************************************************************