terça-feira, 5 de abril de 2016

AÇAILÂNDIA PRATICAMENTE DESISTE DO ‘SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016 AMAZÔNIA’



O COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., espécie de “avalista” do programa do UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, o “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 Amazônia”, admite que nosso município está praticamente ‘fora’, desistente desta edição. Na edição passada, 2009-2012, Açailândia foi certificada pelo UNICEF, como município defensor e cuidados dos direitos da Criança e do Adolescente, cumprindo uma série de atividades para tal.

Nesta atual edição, Açailândia aderiu em 2013, através da então prefeita Gleide Lima Santos e da Conselheira Presidenta do COMUCAA, Ivanize Mota Comasso Araújo, e iniciou as atividades tendo como articulador, nomeado pela então prefeita, o apóstolo Osvaldo Cruz, secretariado por Maria Cristina Conceição Silva, então Conselheira Secretária do COMUCAA. O Conselho disponibilizou sala e recursos/equipamentos para o “Selo UNICEF”.

No entanto, praticamente nada foi realizado. Um contestado “I Fórum Comunitário”, até hoje ‘cobrado’ pela comunidade DCA (direitos da Criança e do Adolescente), e mesmo o Comitê Multiinstiucional do Selo foi constituído e ativado, bem como o comitê juvenil. O articulador, argumentando que não tinha apoio da administração municipal, sem maiores delongas, “abandonou” o programa “Selo UNICEF”.

Em 2014 e 2015, nenhuma atividade (das 27 previstas) foi realizada. A Conselheira Secretária do COMUCAA, Maria Cristina Conceição Silva, teria sido escolhida para a articulação, tendo inclusive viajado a São Luis e participado de um seminário, mas ficou por isso, sem nenhuma conseqüência.

Agora, a informação do COMUCAA dá conta de que a Secretária Executiva do COMUCAA, Maria de Fátima Sousa Silva, por iniciativa da secretária municipal de assistência social, Maria de Fátima Camelo Silva,esteve em São Luis, junto ao UNICEF, para verificar e avaliar a “situação” de Açailândia, que ainda teria o prazo deste mês de abril para “reativar-se”.

Embora tenha estabelecido contatos com a administração, até o momento, o COMUCAA não teve resposta, quanto à “retomada” ou não do “Selo UNICEF”.

Com isso, e o fato de que a esmagadora maioria das atividades e das formações não foram realizadas por Açailândia, e o programa se encerra no final deste ano, dificilmente o município reunirá condições para certificar-se mais uma vez com o “Selo UNICEF Município Aprovado”.

E perdem os direitos da Criança e do Adolescente!

*********************************************************************************